Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Revista Eletrônica de Ciências Jurídicas da Faculdade de Ipatinga, está aberta a colaboradores nacionais e internacionais. Os autores deverão elaborar manuscritos científicos originais, que atendam às disposições contidas nas normas brasileiras de documentação especificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dentre as quais destacamos: NBR 6022 (Informação e documentação - Artigos em publicação periódica impressa  Apresentação); NBR 6023 (informação e documentação - Referências - Elaboração);

    NBR 6028 (Informação e documentação - Resumo - Apresentação); e NBR 6032 (Abreviação de Títulos de Periódicos e Publicações Seriadas; e NBR 10520 (Informação e documentação – Citações em Documentos – Apresentação).

  • Neste sentido, além dos artigos originais, destina-se à publicação de revisões, atualizações, resumo de teses, pareceres doutrinários, jurisprudências e pontos de vista de qualquer especialidade jurídica.
  • Os manuscritos enviados à RECJ serão submetidos à aprovação prévia do Conselho

    Editorial, que avaliará a adequação à linha editorial da revista e providenciará a avaliação

    pelos pares. Os manuscritos não poderão ser enviados a outros veículos de divulgação

    durante o processo de avaliação pela RECJ.
  • A aceitação e publicação dos manuscritos implicam na transferência de direitos autorais para a RECJ. Os autores não serão remunerados pela publicação dos artigos.


  • As opiniões e conceitos emitidos pelos autores nos textos são de sua inteira responsabilidade.
  • Após aprovação do manuscrito, a RECJ se reserva o direito de adequar os originais na ordem normativa, ortográfica e gramatical, com objetivo de manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo do(s) autor(es).
  • Os manuscritos serão aceitos em português, espanhol e inglês.

  • A revista eletrônica tem periodicidade trimestral (fevereiro, maio, agosto e novembro) com a seguinte estrutura: Editorial, Artigos Originais, Matéria de Capa, Artigos de Revisão, Doutrina em Debate, Como decidem os tribunais, Destaque, Expressões Latinas, Ponto de vista, Propostas e Projetos, Informe publicitário.

  • RECJ classificará as colaborações de acordo com as seções 
  • A apresentação dos artigos:
    • Os trabalhos recebidos serão analisados pelo Corpo Científico da RECJ (Editor Geral, Conselho Científico e Editorial e consultores Ad Hoc). Um trabalho submetido é primeiramente protocolado e analisado quanto a sua apresentação e normas, estando estas em conformidade, o trabalho é repassado aos Editores que indicarão dois revisores da especialidade correspondente. Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e são cegos quanto à identidade dos autores e local de origem do trabalho. Após receber ambos os pareceres, o Editor Geral os avalia e decide pela aceitação do manuscrito, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Um manuscrito pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos, mas, cada versão é sempre analisada pelo Editor Geral, que detém o poder da decisão final, podendo a qualquer momento ter sua aceitação ou recusa determinada.
    • Os manuscritos devem ser digitados utilizando a seguinte configuração: margens: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; tamanho de papel formato A4 (21 cm x 29,7 cm); espaço entrelinhas de 1,5 cm, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
    • Todo trabalho deverá ter a seguinte estrutura e ordem:
    • a) Título: o título do artigo deve ser claro e objetivo, sem abreviaturas, devendo conter no máximo 10 palavras.
    • b) Autor(es): serão identificados pelo nome(s) completo do(s) autor(es), acompanhado(s) de seu(s) respectivos(s) título(s) - última titulação e afiliação(ções); citação da instituição onde o trabalho foi realizado; endereço para correspondência; indicação da categoria do artigo e endereço eletrônico.
    • c) Resumo: o resumo de conteúdo indicativo do texto deverá ser apresentado no idiomado texto, não devendo ultrapassar 250 palavras, estruturado em parágrafo único. Não será necessário a tradução dos tópicos vertidos para o inglês (title e abstract).
    • d) Palavras-chave: o resumo deverá vir acompanhado de palavras-chave (máximo 5 palavras), no idioma do texto. Essas expressões representam o conteúdo do texto, inseridas logo abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto final.
    • e) Referências bibliográficas: as referencias consistem na indicação das fontes bibliográficas utilizadas pelo autor, expressamente mencionadas no texto. Deverão ser citadas no corpo do texto pelo sistema autor-data. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023). É vedado notas de rodapé. A seguir apresenta-se modelos de referências de documentos mais comumente utilizados:
    • LEGISLAÇÃO: BRASIL. Constituição (1988). Constituição Brasileira, 1988. Texto constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas emendas constitucionais n. 1/92 a 4/93 e pelas emendas constitucionais de revisão n.1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, 1994. 230p.
    • JURISPRUDÊNCIA: MINAS GERAIS. Tribunal de Justiça. Construção – alvará de licença e alvará de autorização – distunção – poder de política da municipalidade. Apelação cível n.68.799. Posto CB Ltda. Versus Prefeito Municipal de Capim Branco. Relator: Oliveira Leite. Belo Horizonte, Acórdão de 22 de abr. 1986. Jurisprudência Mineira, Belo Horizonte, v.94, p.179-190, abr/jun. 1986.
    • DOUTRINA: PEREIRA, F. Uma leitura constitucional da proteção ao sigilo bancário. Revista dos Tribunais, São Paulo, v.91, n.804, out. 2002.
    • LIVRO: CANOTILHO, J.J.G. Direito Constitucional e teoria da Constituição. 6. Ed. Coimbra: Almedina, 2002.BOLZAN DE MORAIS, J.L.; STRECK, L.L. Ciência política e teoria do Estado. 5. Ed. Ver. E atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
    • CAPÍTULO DE LIVRO: BOLZAN DE MORAIS, J.L.; STRECK, L.L. Crise do Estado, Constituição e Democracia Política: a “realização” da ordem constitucional! E o povo... In: COPETTI, A. ET AL. (Orgs.). Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: programa de pós-graduação em direito da Unisinos: mestrado e doutorado. Porto Alegre: Livraria do Advogado; São Leopoldo: Unisinos, 2006. P. 91-111.
    • TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS: USTARROZ, D. Educação para o trânsito: a responsabilidade civil do Estado. In: CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO ULBRA GRAVATAÍ, 8., 2009. São Paulo. Código de Trânsito Brasileiro na Sociedade Contemporânea: direito à vida, segurança e cidadania. São Paulo: ULBRA Gravataí, 2009.
    • DISSERTAÇÕES E TESES: DINIZ, A.J.A. Direito internacional e público e o estado moderno. Orientador: Orlando de Carvalho. 1973. 196 f. Tese (Doutoramento em Direito) – Faculdade de Direito. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 1973.
    • PAPER NA INTERNET: STEIN, Ernildo. A consciência da história: Gadamer e a hermenêutica. Disponível em: <HTTP://www.unisinos.br/ihu_online/uploadas/edicoes>. Acesso em: 12.ago.2007.
    • ARTIGOS DE PERIÓDICO: PEREIRA, F. Uma leitura constitucional da proteção ao sigilo bancário. Revista dos Tribunais, São Paulo, v.91, n.804, p.789-794, out.2002.
    • f) Ilustrações: diagramas, quadros, figuras - fotografias, tabelas, dentre outros, devem ser numerados seqüencialmente, apresentar título e fonte, bem como ser referenciados no corpo do artigo. As ilustrações denominadas: TABELA (tabelas e quadros) e FIGURA (diagramas, fotografias, gráficos e outras ilustrações) devem ser colocadas imediatamente após a referência a elas. Dentro de cada categoria deverão ser numeradas sequencialmente durante o texto. Exemplo: (Tabela 1, Figura 1). Cada ilustração deve ter um título e a fonte de onde foi extraída. Cabeçalhos e legendas devem ser suficientemente claros e compreensíveis sem necessidade de consulta ao texto. As referências às ilustrações no texto deverão ser mencionadas entre parênteses, indicando a categoria e o número da tabela ou figura. Ex: (Tab. 1, Fig.1). As fotografias deverão ser enviadas em arquivos anexos, e não devem ser incorporadas no editor de texto; podem ser em cores e deverão estar no formato JPG, em alta resolução (300 dpi) e medir, no mínimo, 10cm de largura (para uma coluna) e 20cm de largura (para duas colunas). Devem ser nomeadas, possuir legendas e indicação de sua localização no texto.
    • g) Numeração das seções: as seções do artigo deverão estar estruturadas em introdução, as seções do desenvolvimento, considerações finais e referências.
    • h) Agradecimentos: opcional. Os agradecimentos devem constar de parágrafo à parte, colocado antes das referências bibliográficas.
    • i) Medidas: de comprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico decimal (metro, quilo, litro) ou seus múltiplos e submúltiplos. Abreviaturas e símbolos devem obedecer padrões internacionais. Ao empregar pela primeira vez uma abreviatura, esta deve ser precedida do termo ou expressão completos, salvo se se tratar de uma unidade de medida comum.
    • j) Lista de checagem: recomenda-se que os autores utilizem a lista de checagem abaixo para certificarem-se de que toda a documentação está sendo enviada. Não é necessário enviar a lista. Carta de submissão assinada (assinatura digital) por todos os autores. O manuscrito em arquivo doc, contendo:
    • Página de rosto com todas as informações solicitadas;• Resumo em português, com palavras chaves;• Texto contendo: introdução, as seções do desenvolvimento, considerações finais;• Referências bibliográficas;• Tabelas numeradas por ordem de aparecimento;• Gráficos numerados por ordem de aparecimento;• Legenda das figuras.
  • Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Editorial.
  • Em casos de não aprovação de artigos, os autores serão comunicados por escrito. Os artigos reprovados não serão devolvidos.

Diretrizes para Autores

A Revista Eletrônica de Ciências Jurídicas – RECJ da Faculdade de Ipatinga - FADIPA, destina-se à comunicação e divulgação, de temas relacionados ao seu objetivo: ensino, pesquisa e extensão do Direito, contribuindo para o desenvolvimento científico da área jurídica.

Além dos trabalhos puramente teóricos, serão aceitos para apreciação manuscritos resultantes de estudos de casos ou pesquisas direcionadas que exemplifiquem ou tragam experiências, fundamentadas teoricamente e que contribuam com o debate estimulado pelo objetivo da revista científica.

Enfatiza-se a necessidade de os autores respeitarem as normas estabelecidas nas instruções para os colaboradores, especialmente as referentes ao limite de caracteres.

Os trabalhos serão publicados de acordo com a ordem de aprovação, porém será priorizado o conteúdo relevante para um debate jurídico.


Destaque

Nessa seção serão publicadas entrevista com um profissional da área – autoridade, com notório saber jurídico (até 5.000 caracteres).


Investigação científica

Nessa Seção serão somente trabalhos que revelam o estudo filosófico, descritivo, ainda não concluído, de grande relevância sobre o desenvolvimento e pesquisa científica, que serão apresentados em dissertações e teses de doutorado; contribuindo para a formação acadêmica.

Doutrina em debate

Nessa Seção serão publicados somente trabalhos que apresentam uma síntese relevante e atualizada do conhecimento disponível sobre entendimentos doutrinários, jurisprudências e matérias afins, buscando esclarecer, organizar, normatizar, simplificar a abordagem jurídica sobre vários processos em andamento, facilitando o entendimento e a praticidade daqueles que militam na área jurídica (até 30.000 caracteres).

Artigo Original

Nessa Seção serão publicados somente produção cientifica resultado de pesquisa com abordagem original.Deverá ser relevante aos estudos da comunidade jurídica, desenvolvendo umpensamento crítico sobre as normas jurídicas em vigor, julgados dos tribunais, e/oumatérias afins que contribuam para o conhecimento dos nossos leitores (até 45.000caracteres).

Como Decidem os Tribunais

Nessa Seção serão publicados somente jurisprudências diversificadas e atualizadas dos Tribunais Estaduais e Superiores (até 15.000 caracteres).

Artigos de Revisão

Nessa Seção serão publicados somente trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível na área do direito e matérias afins, buscando esclarecer, organizar, normatizar, simplificar abordagem dos vários problemas que afetam a prática forense (até 30.000 caracteres).

Matéria de Capa

Nessa Seção serão publicados somente trabalhos que apresentam a experiência jurídica, docente ou de matérias afins em função da discussão do raciocínio, lógica, ética, abordagem, tática, estratégia, modo, alerta de problemas usuais ou não, que ressaltam sua importância na atuação prática e mostrem caminhos, conduta e comportamento para sua solução de um litígio no caso concreto.

Projetos

Nessa Seção serão publicados somente cursos de extensão desenvolvidos pela Fundação Presidente Antônio Carlos, incluído como carga horária complementar para os acadêmicos do curso de direito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.