PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA: sua aplicabilidade nos crimes contra a administração pública

Autores

  • Kátia Syrlene Melo FADIPA
  • Bethânia Silva Alves e Lima FADIPA

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a aplicabilidade do princípio da insignificância nos delitos praticados contra a administração pública, levando em consideração que o Direito Penal foi criado para proteger os bens jurídicos mais importantes, devendo sua aplicação ser em ultima ratio. A grande relevância da pesquisa está no ponto em que os Tribunais Superiores têm divergido quanto à aplicação do princípio da insignificância nos crimes praticados contra a administração pública e, em alguns casos, vem descumprindo a verdadeira finalidade do direito penal. A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada, quanto à natureza, como pesquisa básica. Da forma de abordagem do problema a pesquisa se classificará como qualitativa. Quanto aos objetivos, será uma pesquisa exploratória. Quanto ao procedimento, este trabalho realizar-se-á por meio da pesquisa bibliográfica, pois será desenvolvido a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações, teses e atualmente na internet. Os Tribunais Superiores estão evoluindo seus posicionamentos quanto ao tema tratado, embora ainda tenha uma grande discordância de entendimentos. O que se observou ao longo do trabalho é que o posicionamento do Supremo Tribunal Federal é mais acertado quanto ao tema, e que quando for praticado algum dos delitos contra a administração pública, presentes os requisitos estipulados pelo STF, bem como observados os princípios do direito penal e da própria administração pública, a tipicidade material da conduta deve ser afastada, não ocorrendo crime; todavia, verificando-se que a conduta típica lesionou o bem jurídico tutelado, atingindo de maneira significativa o bem da coletividade, não se pode invocar o princípio da insignificância, por estar presente a tipicidade formal e material conjuntamente com todos os elementos do crime.

 

Palavras-chave: Princípio da Insignificância. Excludente de tipicidade material. Crimes praticados contra a administração pública. Posicionamento dos Tribunais Superiores.

Biografia do Autor

Kátia Syrlene Melo, FADIPA

 Especialização em Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (1997). Diretora da Escola Estadual Professor Antônio Marciano, Brasil.

Bethânia Silva Alves e Lima, FADIPA

Bacharela em Direito pela Fadipa

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Melo, K. S., & Alves e Lima, B. S. (2020). PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA: sua aplicabilidade nos crimes contra a administração pública. Revista Eletrônica De Ciências Jurídicas, 10(1). Recuperado de https://revista.fadipa.br/index.php/cjuridicas/article/view/360

Edição

Seção

Artigos de Revisão