REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: análise do posicionamento social em relação ao tema

Autores

  • Jô de Carvalho Faculdade de Direito de Ipatinga - FADIPA; Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC
  • Glauber Oliveira Santos Fadipa

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os aspectos jurídicos que envolvem a discussão sobre a redução da maioridade penal e o perfil dos menores infratores no Brasil, realizando também, uma análise do perfil dos entrevistados que participaram da pesquisa quanto a redução da maioridade penal, tendo como foco o seu nível de escolaridade e a renda familiar mensal. Discutiu-se também sobre a legislação pátria que dispõe de condutas que, ao serem praticadas, desencadeiam punição no âmbito penal. Entretanto, se essa mesma conduta for praticada por uma criança ou um adolescente, a sua punição é mais branda se comparada a de um adulto. Essa diferença de tratamento compõe o sistema protetivo vigente no ordenamento jurídico brasileiro. Ocorre que discussões acerca desse tratamento mais benéfico vêm surgindo e as opiniões se dividem. Parcela dos estudiosos argumenta que tal diferenciação de punição não condiz com o cenário violento brasileiro. Esses defensores vão além, e argumentam que as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente no que se refere à aplicação de punição em decorrência da prática de atos infracionais são tão ineficazes que se apresentam como uma mola propulsora para a crescente criminalidade. Entretanto, esse posicionamento não é unânime, e há aqueles que são contrários à redução da maioridade penal, e consequentemente, contra o endurecimento da punição aos menores infratores. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, desempenhando análises de dados logrados através da internet, com documentação indireta e concluiu-se que a maior parte dos adolescentes em cumprimento de medida de internação possui a idade de 17 anos e que, as maiores rejeições encontradas em relação a redução da maioridade penal, são dos entrevistados que possuem ensino superior e também daqueles que possuem renda familiar mensal acima de 10 salários mínimos.

 

Palavras-chave: Menores infratores. Sistema protetivo. Maioridade penal. Redução.

 

Biografia do Autor

Jô de Carvalho, Faculdade de Direito de Ipatinga - FADIPA; Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC

Doutora em Educação, Mestre em Letras, Especialista em Psicopedagogia, graduada em Pedagogia, bacharel em DIREITO. Professora titular de Metodologia Científica da Faculdade de Direito de Ipatinga, professora de pós-graduação da Universidade Presidente Antônio Carlos, do SENAC/MG e coordenadora de mestrados e doutorados internacionais da Empresa Veritas. 

Glauber Oliveira Santos, Fadipa

Bacharel em Direito pela Fadipa

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Carvalho, J. de, & Santos, G. O. (2020). REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: análise do posicionamento social em relação ao tema. Revista Eletrônica De Ciências Jurídicas, 10(1). Recuperado de https://revista.fadipa.br/index.php/cjuridicas/article/view/362

Edição

Seção

Artigo Original