A PRISÃO PREVENTIVA E O PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA

Autores

  • LEONCIO BOTELHO
  • Rauhan Raul Nogueira de Souza

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a legalidade da decretação da prisão preventiva frente ao princípio constitucional da presunção de inocência, sendo aquela uma espécie de prisão provisória. Abordar as prisões cautelares existentes no ordenamento jurídico pátrio, bem como as medidas cautelares diversas da prisão. Estudar os pressupostos e fundamentos da prisão preventiva e sua utilização na atualidade, além de analisar acerca da responsabilidade civil do estado nos casos em que a prisão ocorreu de forma indevida.

 

 

Palavras-chave: Presunção de Inocência. Prisões cautelares. Prisão Preventiva. Legalidade. Necessidade. Responsabilidade Civil.

Biografia do Autor

LEONCIO BOTELHO

Graduado em Curso de Formação de Oficiais pela Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, graduado em Direito pela Fadipa e com especialização especialização em segurança pública pela Fundação João Pinheiro. Atualmente é professor da Faculdade de Direito de Ipatinga.

Rauhan Raul Nogueira de Souza

Bacharel em Direito pela Fadipa

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

BOTELHO, L., & de Souza, R. R. N. (2022). A PRISÃO PREVENTIVA E O PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA. Revista Eletrônica De Ciências Jurídicas, 12(3). Recuperado de https://revista.fadipa.br/index.php/cjuridicas/article/view/461

Edição

Seção

Como Decidem os Tribunais