SISTEMA DE ADOÇÃO BRASILEIRO E AS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Lorena Silveira Rezende Armond
  • Kamilla Victoria da Silva Santos FADIPA
  • Naamá Magalhães Miranda De Almeida FADIPA

Resumo

Sabe-se que a família é uma instituição que acompanha o homem desde seus primórdios e por isso, é resguardada diante de tal importância. Dentro das famílias, tem-se o instituto da adoção, uma forma de formar uma família, além de laços biológicos, relacionada a afetividade e ao amor. O tema central desse estudo, é discorrer as nuances do processo de adoção, considerando os desafios e dificuldades do processo que acabam por dificultar a recolocação das crianças e adolescentes em novas famílias. O objetivo geral é analisar a evolução histórica do instituto da adoção e seus principais desafios, considerando os requisitos presentes no Estatuto da Criança e Adolescente, bem como na Lei nº 12.010 de 2009, e legislações pertinentes. A metodologia desse estudo consiste em uma revisão bibliográfica, cujas fontes de pesquisas englobam estudos já publicadas em formas de artigo, revistas, monografias, dissertações e demais, encontrados em base de dados como SCIELO, Consultor Jurídico, Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), e revistas jurídicas diversas disponíveis em busca pelo Google Acadêmico. O estudo organizou-se em quatro tópicos, inicialmente abordou as nuances das famílias e da filiação no ordenamento jurídico brasileiro, em segundo, demonstrou, em linhas gerais as noções e evoluções históricas quanto a adoção, em terceiro, delineou os principais aspectos jurídicos da adoção, como requisitos, modalidades e efeitos e por fim, abordou e estudou as principais dificuldades vivenciadas durante um processo de adoção, que levam a uma excessiva demora, com dados do Cadastro Nacional de Adoção, e dos aspectos da seletividade dos adotantes e da devolução e menores.

 

Palavras-chave: Adoção. Processo de adoção. Requisitos legais para adoção. Dificuldades no processo de adoção.

Biografia do Autor

Lorena Silveira Rezende Armond

Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Vale do Rio Doce, Brasil (2004). Professor da Faculdade de Direito de Ipatinga, Brasil.

Kamilla Victoria da Silva Santos, FADIPA

Bacharelanda em Direito pela Fadipa

Naamá Magalhães Miranda De Almeida, FADIPA

Bacharelanda em Direito pela Fadipa

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

Armond, L. S. R., da Silva Santos, K. V., & Miranda De Almeida, N. M. (2024). SISTEMA DE ADOÇÃO BRASILEIRO E AS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista Eletrônica De Ciências Jurídicas, 14(1). Recuperado de https://revista.fadipa.br/index.php/cjuridicas/article/view/583

Edição

Seção

Artigos de Revisão