A RESPONSABILIDADE JURÍDICA DO ODONTÓLOGO: ações cabíveis e segurança jurídica do profissional

Autores

  • Jô de Carvalho
  • Lauricéia Mendes Marciano
  • Maria Eduarda Cardoso Lopes

Resumo

 objetivo da pesquisa foi avaliar em que medida responde o cirurgião dentista juridicamente pelos erros médicos cometidos, quais as ações cabíveis e de que forma o odontologista pode se prevenir. Em princípio foi exposto um breve histórico da odontologia no Brasil. Em seguida, foi abordada a história da responsabilidade civil e da relação de consumo no Brasil, bem como a definição da responsabilidade civil e suas espécies. E por fim, o estudo apresentou uma análise mais profunda sobre a responsabilidade jurídica no exercício da atividade desenvolvida pelo odontólogo, apresentando os tipos de obrigações assumidas, bem como, as espécies de dano e a espécie de responsabilidade assumida pelo odontólogo em cada uma delas, bem assim, as ações cabíveis no caso de dano sofrido pelo consumidor, e medidas capazes de assegurar segurança jurídica ao profissional. A metodologia utilizada pode ser classificada quanto à natureza como pesquisa básica, classificada como qualitativa por utilizar conteúdos já publicados para a análise do problema e quantitativa por analisar e tabular dados que serão coletados em questionários/enquetes, via internet, quanto aos objetivos, exploratória porque envolve levantamento bibliográfico, pelo método, hipotético-dedutivo. Abrangeu uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações, teses e atualmente na internet e uma pesquisa de campo, realizada através de um questionário que permitiu a extração de dados e informações através de pacientes e profissionais da área, que elucidaram a opinião/conhecimento popular sobre a responsabilidade jurídica do odontólogo. Finda análise da pesquisa de campo, concluiu-se que grande parte dos pacientes não têm amplo conhecimento sobre seus direitos advindos de um eventual erro médico, e que os profissionais da odontologia possuem um bojo de saber mais abrangente sobre a esfera jurídica da responsabilidade civil, o que gera desequilíbrio nas buscas dos direitos relacionados com responsabilidade nesta relação jurídica como um todo.

 

Palavras chave: Segurança jurídica. Consumidor. Responsabilidade. Dentista. Erro médico.

Biografia do Autor

Jô de Carvalho

Pós doutorado e doutorado em Ciências Técnicas pela Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos, Cuba.Mestre em Produção e recepção de textos pela PUC/MG, pós graduada em psicopedagogia pela UFMG, pós graduanda em Direito Previdenciário pela UNOPAR, graduada em Pedagogia pela Unileste e em Direito pala Fadipa. PROFESSORA TITULAR da Faculdade de Direito de Ipatinga, Brasil.

Lauricéia Mendes Marciano

Graduada em Direito pela Faculdade de Ipatinga.

Maria Eduarda Cardoso Lopes

Graduada em Direito pela Faculdade de Ipatinga.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

Carvalho, J. de, Marciano, L. M., & Lopes, M. E. C. (2023). A RESPONSABILIDADE JURÍDICA DO ODONTÓLOGO: ações cabíveis e segurança jurídica do profissional. Revista Eletrônica De Ciências Jurídicas, 13(1). Recuperado de https://revista.fadipa.br/index.php/cjuridicas/article/view/502

Edição

Seção

Artigo Original